Repensar as Situações de Aprendizagem: o fazer e o compreender
              Os processos de ensino aprendizagem ainda são muito baseados na idéia de que, o aluno demonstra que aprendeu e se ele é capaz de aplicar, com sucesso as informações adquiridas.
             Para uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos, e atividades estimulantes para que o aluno possa estar envolvido com o que faz.
                                        TEXTOS SALTO PARA O FUTURO
         Tecnologia,Currículo e Projetos
         Pedagogia de projetos:
          São as novas maneiras de ensinar e de aprender e também desenvolver o currículo,e integrar as diferentes tecnologias .
É necessário que o professor tenha flexibilidade, para desenvolver o projeto e também conhecer as dificuldades de cada aluno .
        Na pedagogia de projeto o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas,pesquisar e criar relações que incentivam as novas descobertas.
        
                     Aprender com o vídeo e a câmera. Para além das câmeras, as idéias
        Com a câmera dentro da sala de aula ou da escola,os alunos poderiam criar seus próprios produtos audiovisuais .
As escolas devem ser as oficinas que engendram essa nova cultura digital mas para que isso aconteça ,professores e alunos devem perder o medo do “NOVO”e se integrar, criar mecanismos de expansão de suas próprias idéias.
          Pesquisa comunicação e aprendizagem com o computador
         O conhecimento que cada um adquire no processamento, da interpretação  da compreensão,com uso do computador a aula pode ficar mais gostosa e diversificada,os alunos podem pesquisar em diferentes fontes, podem criar seus trabalhos o computador ajuda na construção do conhecimento.
                      Revalorização do livro diante das novas mídias
  
          O livro era o mais importante instrumento de transmissão do conhecimento,mas com a evolução dos meios de comunicação em massa tudo mudou, anos atrás pare saber uma língua estrangeira era preciso viajar para o estrangeiro, e estudar essa língua em livros hoje tem a televisão e a internet.
          Prática e Formação de Professores na Integração da Mídias
             Para compreender as contribuições a o ensino e a aprendizagem é importante considerar três aspectos importantes :
   1- A explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto,um registro das produções realizadas.
     2- A integração das tecnologias e mídias explorar sua características constitutivas, analisar suas potencialidades.
     3- Interdisciplinaridade, integração de várias áreas do conhecimento.
Para isso é importante a formação do professor, ele precisa ter conhecimento naquilo que ele vai ensinar, no processo de formação ele tem a oportunidade de vivenciar distintos papéis, como o de aprendiz e o observador, da atuação de outro educador .
            Aprende a criar um movimento cuja dinâmica se estabelece na reflexão sobre a ação, pois o educador vai desenvolver o projeto em sala de aula precisa ter clareza de  um objetivo, do que pretende desenvolver.
                 Ciência da Natureza
   
       No caso específico das ciências da natureza, é fundamental uma mudança radical na forma como estes campos de conhecimento são encarados.
            Articulações  entre áreas de conhecimento e tecnologia  
          
               
            Segundo Maria Elizabette B B Prado,o ensino organizado de forma fragmentada que privilegia e ajuda a memorização de definições e fatos bem como as soluções padronizadas não atende as exigências deste novo paradigma.
Na sociedade de hoje coma s novas tecnologias precisa de uma nova forma de pensar e agir precisa de uma nova organização de tempo e espaço, pois a melhor forma de ensinar é aquela que propicia a os alunos o desenvolvimento de competências para serem realizadas, e também integrar os alunos no processo de aprendizagem para que eles reflitam o sentido e a funcionalidade naquilo que se constitui o foco dos estudos.
         E também integrar as tecnologias, no desenvolvimento da prática pedagógica, mas primeiro o professor precisa conhecer as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias, incentivar o aluno na busca de informações e dados,por isso é importante o professor conhecer cada um dos recursos tecnológicos ,para orientar seus alunos na criação de ambientes de aprendizagem. 
            
                 
                                  Currículo
 
       1-Que currículo é esse que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias?
         É um organizador,o currículo inserido no projeto se desenvolve num roteiro seguido de etapas de construção ao estudo do objeto .
      2- O que compreendemos por currículo?
       Um organizador do planejamento de aprendizagem que propõe,um plano de ação para o desenvolvimento, de um projeto.
         
              Experiência com Projetos -Vídeo na Aldeia Indígena
        1- A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo,tecnologia e cultura?
 
        Sim pois as tecnologias ajudaram,ajudaram a registrar os processos e os produtos envolvidos, o currículo se expandiu e se integrou com a cultura indígena e as tecnologias.
       2- Quais as evidências vocês identificam a esse respeito?
         Ficou claro que ficou integrado currículo,tecnologia e cultura no projeto indígena.
      3- Que conhecimentos,atitudes,valores e procedimentos configuram essa produção?
     O currículo vivido, que ajuda a registrar essa produção,os processos envolvidos explicam o conhecimento  e o trabalho envolvido.
      4- O que é currículo?
      È um organizador das disciplinas pedagógicas, para o desenvolvimento dos projetos.
                      Currículo Hoje
   
       Qual currículo é praticado hoje?
     Um currículo que organize todas as atividades escolares .
                   Indagações sobre o Currículo
      1- Como podemos enfrentar os desafios que levem á concretização do projeto de escola democrática?
      Podemos  enfrentar,contextualizando e refletindo sobre o currículo e incorporando-o na realidade,e também fazer com que os alunos reflitam sobre os valores da vida democrática.
     2- Que respostas nos permitem ir além da visão de currículo como conteúdos prontos a serem passados a os alunos?
    Ter em mente que currículo não são conteúdos prontos a serem repassados aos alunos, e sim que uma construção  e seleção do conhecimento,currículo deve ser flexível.
     3- Como podemos trabalhar com a flexibilização da organização curricular tornando-a adequada para a trajetória de uma sociedade complexa e em contínuo processo de mudança?
     Estar sempre aberto ao novo, principalmente as novas tecnologias pois elas contribuem para a melhoria da qualidade do aprendizado,pois o currículo transforma e é transformador.
                     Currículo e Tecnologias
    1- Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?
    
         Ajuda a registrar a descrição do projeto,a buscar informações em diferentes fontes, comparar resultados e a identificar o currículo construído.
         2- Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?
          Com a integração de professores e alunos,pois é essencial para que a atividade se realize,os alunos participam do processo de criação com a intenção
de buscar a solução para as questões em seu real desenvolvimento e não apenas buscar respostas
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário