sábado, 12 de junho de 2010

Repensar as Situações de Aprendizagem: o fazer e o compreender



Os processos de ensino aprendizagem ainda são muito baseados na idéia de que, o aluno demonstra que aprendeu e se ele é capaz de aplicar, com sucesso as informações adquiridas.
Para uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos, e atividades estimulantes para que o aluno possa estar envolvido com o que faz.



TEXTOS SALTO PARA O FUTURO



Tecnologia,Currículo e Projetos


Pedagogia de projetos:


São as novas maneiras de ensinar e de aprender e também desenvolver o currículo,e integrar as diferentes tecnologias .
É necessário que o professor tenha flexibilidade, para desenvolver o projeto e também conhecer as dificuldades de cada aluno .
Na pedagogia de projeto o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas,pesquisar e criar relações que incentivam as novas descobertas.



Aprender com o vídeo e a câmera. Para além das câmeras, as idéias

Com a câmera dentro da sala de aula ou da escola,os alunos poderiam criar seus próprios produtos audiovisuais .
As escolas devem ser as oficinas que engendram essa nova cultura digital mas para que isso aconteça ,professores e alunos devem perder o medo do “NOVO”e se integrar, criar mecanismos de expansão de suas próprias idéias.



Pesquisa comunicação e aprendizagem com o computador


O conhecimento que cada um adquire no processamento, da interpretação da compreensão,com uso do computador a aula pode ficar mais gostosa e diversificada,os alunos podem pesquisar em diferentes fontes, podem criar seus trabalhos o computador ajuda na construção do conhecimento.

Revalorização do livro diante das novas mídias


O livro era o mais importante instrumento de transmissão do conhecimento,mas com a evolução dos meios de comunicação em massa tudo mudou, anos atrás pare saber uma língua estrangeira era preciso viajar para o estrangeiro, e estudar essa língua em livros hoje tem a televisão e a internet.


Prática e Formação de Professores na Integração da Mídias


Para compreender as contribuições a o ensino e a aprendizagem é importante considerar três aspectos importantes :
1- A explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto,um registro das produções realizadas.
2- A integração das tecnologias e mídias explorar sua características constitutivas, analisar suas potencialidades.
3- Interdisciplinaridade, integração de várias áreas do conhecimento.
Para isso é importante a formação do professor, ele precisa ter conhecimento naquilo que ele vai ensinar, no processo de formação ele tem a oportunidade de vivenciar distintos papéis, como o de aprendiz e o observador, da atuação de outro educador .
Aprende a criar um movimento cuja dinâmica se estabelece na reflexão sobre a ação, pois o educador vai desenvolver o projeto em sala de aula precisa ter clareza de um objetivo, do que pretende desenvolver.


Ciência da Natureza


No caso específico das ciências da natureza, é fundamental uma mudança radical na forma como estes campos de conhecimento são encarados.




Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia



Segundo Maria Elizabette B B Prado,o ensino organizado de forma fragmentada que privilegia e ajuda a memorização de definições e fatos bem como as soluções padronizadas não atende as exigências deste novo paradigma.
Na sociedade de hoje coma s novas tecnologias precisa de uma nova forma de pensar e agir precisa de uma nova organização de tempo e espaço, pois a melhor forma de ensinar é aquela que propicia a os alunos o desenvolvimento de competências para serem realizadas, e também integrar os alunos no processo de aprendizagem para que eles reflitam o sentido e a funcionalidade naquilo que se constitui o foco dos estudos.
E também integrar as tecnologias, no desenvolvimento da prática pedagógica, mas primeiro o professor precisa conhecer as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias, incentivar o aluno na busca de informações e dados,por isso é importante o professor conhecer cada um dos recursos tecnológicos ,para orientar seus alunos na criação de ambientes de aprendizagem.





Currículo




1-Que currículo é esse que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias?

É um organizador,o currículo inserido no projeto se desenvolve num roteiro seguido de etapas de construção ao estudo do objeto .


2- O que compreendemos por currículo?

Um organizador do planejamento de aprendizagem que propõe,um plano de ação para o desenvolvimento, de um projeto.



Experiência com Projetos -Vídeo na Aldeia Indígena


1- A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo,tecnologia e cultura?

Sim pois as tecnologias ajudaram,ajudaram a registrar os processos e os produtos envolvidos, o currículo se expandiu e se integrou com a cultura indígena e as tecnologias.


2- Quais as evidências vocês identificam a esse respeito?

Ficou claro que ficou integrado currículo,tecnologia e cultura no projeto indígena.


3- Que conhecimentos,atitudes,valores e procedimentos configuram essa produção?

O currículo vivido, que ajuda a registrar essa produção,os processos envolvidos explicam o conhecimento e o trabalho envolvido.



4- O que é currículo?


È um organizador das disciplinas pedagógicas, para o desenvolvimento dos projetos.


Currículo Hoje




Qual currículo é praticado hoje?


Um currículo que organize todas as atividades escolares .



Indagações sobre o Currículo


1- Como podemos enfrentar os desafios que levem á concretização do projeto de escola democrática?

Podemos enfrentar,contextualizando e refletindo sobre o currículo e incorporando-o na realidade,e também fazer com que os alunos reflitam sobre os valores da vida democrática.



2- Que respostas nos permitem ir além da visão de currículo como conteúdos prontos a serem passados a os alunos?

Ter em mente que currículo não são conteúdos prontos a serem repassados aos alunos, e sim que uma construção e seleção do conhecimento,currículo deve ser flexível.



3- Como podemos trabalhar com a flexibilização da organização curricular tornando-a adequada para a trajetória de uma sociedade complexa e em contínuo processo de mudança?


Estar sempre aberto ao novo, principalmente as novas tecnologias pois elas contribuem para a melhoria da qualidade do aprendizado,pois o currículo transforma e é transformador.


Currículo e Tecnologias




1- Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?


Ajuda a registrar a descrição do projeto,a buscar informações em diferentes fontes, comparar resultados e a identificar o currículo construído.


2- Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?

Com a integração de professores e alunos,pois é essencial para que a atividade se realize,os alunos participam do processo de criação com a intenção
de buscar a solução para as questões em seu real desenvolvimento e não apenas buscar respostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário