tag:blogger.com,1999:blog-77389869213449751292024-03-13T14:38:29.121-07:00Blog da Rose MériRose Mérihttp://www.blogger.com/profile/13564371020340953294noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-7738986921344975129.post-58760177412334371692010-06-12T10:29:00.000-07:002010-06-12T10:33:31.282-07:00<span style="color:#ff9900;">Repensar as Situações de Aprendizagem: o fazer e o compreender<br /><br /></span><br /><br /> Os processos de ensino aprendizagem ainda são muito baseados na idéia de que, o aluno demonstra que aprendeu e se ele é capaz de aplicar, com sucesso as informações adquiridas.<br /> Para uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos, e atividades estimulantes para que o aluno possa estar envolvido com o que faz.<br /><br /><br /><br /> <span style="color:#ffcc66;"> TEXTOS SALTO PARA O FUTURO<br /><br /></span><br /><br /> Tecnologia,Currículo e Projetos<br /><br /><br /> <em><span style="color:#cc0000;"> Pedagogia de projetos:<br /><br /></span></em><br /> São as novas maneiras de ensinar e de aprender e também desenvolver o currículo,e integrar as diferentes tecnologias .<br />É necessário que o professor tenha flexibilidade, para desenvolver o projeto e também conhecer as dificuldades de cada aluno .<br /> Na pedagogia de projeto o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas,pesquisar e criar relações que incentivam as novas descobertas.<br /><br /><br /> <br /> <span style="color:#cc9933;">Aprender com o vídeo e a câmera. Para além das câmeras, as idéias<br /></span><br /> Com a câmera dentro da sala de aula ou da escola,os alunos poderiam criar seus próprios produtos audiovisuais .<br />As escolas devem ser as oficinas que engendram essa nova cultura digital mas para que isso aconteça ,professores e alunos devem perder o medo do “NOVO”e se integrar, criar mecanismos de expansão de suas próprias idéias.<br /><br /><br /><br /> <span style="color:#6666cc;"> Pesquisa comunicação e aprendizagem com o computador<br /><br /></span><br /> O conhecimento que cada um adquire no processamento, da interpretação da compreensão,com uso do computador a aula pode ficar mais gostosa e diversificada,os alunos podem pesquisar em diferentes fontes, podem criar seus trabalhos o computador ajuda na construção do conhecimento.<br /><br /> <span style="color:#ff99ff;"> Revalorização do livro diante das novas mídias<br /><br /></span> <br /> O livro era o mais importante instrumento de transmissão do conhecimento,mas com a evolução dos meios de comunicação em massa tudo mudou, anos atrás pare saber uma língua estrangeira era preciso viajar para o estrangeiro, e estudar essa língua em livros hoje tem a televisão e a internet.<br /><br /><br /> <span style="color:#00cccc;">Prática e Formação de Professores na Integração da Mídias<br /></span><br /><br /> Para compreender as contribuições a o ensino e a aprendizagem é importante considerar três aspectos importantes :<br /> 1- A explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto,um registro das produções realizadas.<br /> 2- A integração das tecnologias e mídias explorar sua características constitutivas, analisar suas potencialidades.<br /> 3- Interdisciplinaridade, integração de várias áreas do conhecimento.<br />Para isso é importante a formação do professor, ele precisa ter conhecimento naquilo que ele vai ensinar, no processo de formação ele tem a oportunidade de vivenciar distintos papéis, como o de aprendiz e o observador, da atuação de outro educador .<br /> Aprende a criar um movimento cuja dinâmica se estabelece na reflexão sobre a ação, pois o educador vai desenvolver o projeto em sala de aula precisa ter clareza de um objetivo, do que pretende desenvolver.<br /><br /><br /> <span style="color:#660000;">Ciência da Natureza<br /><br /></span> <br /> No caso específico das ciências da natureza, é fundamental uma mudança radical na forma como estes campos de conhecimento são encarados.<br /><br /><br /><br /><br /> <span style="color:#6633ff;">Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia <br /></span><br /> <br /> <br /> Segundo Maria Elizabette B B Prado,o ensino organizado de forma fragmentada que privilegia e ajuda a memorização de definições e fatos bem como as soluções padronizadas não atende as exigências deste novo paradigma.<br />Na sociedade de hoje coma s novas tecnologias precisa de uma nova forma de pensar e agir precisa de uma nova organização de tempo e espaço, pois a melhor forma de ensinar é aquela que propicia a os alunos o desenvolvimento de competências para serem realizadas, e também integrar os alunos no processo de aprendizagem para que eles reflitam o sentido e a funcionalidade naquilo que se constitui o foco dos estudos.<br /> E também integrar as tecnologias, no desenvolvimento da prática pedagógica, mas primeiro o professor precisa conhecer as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias, incentivar o aluno na busca de informações e dados,por isso é importante o professor conhecer cada um dos recursos tecnológicos ,para orientar seus alunos na criação de ambientes de aprendizagem. <br /> <br /><br /><br /> <br /><br /> <span style="color:#ff99ff;">Currículo<br /><br /></span><br /><br /> <br /> 1<span style="color:#99ff99;">-Que currículo é esse que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias?<br /><br /></span> É um organizador,o currículo inserido no projeto se desenvolve num roteiro seguido de etapas de construção ao estudo do objeto .<br /><br /><br /> 2-<span style="color:#ff6600;"> O que compreendemos por currículo?<br /></span><br /> Um organizador do planejamento de aprendizagem que propõe,um plano de ação para o desenvolvimento, de um projeto.<br /><br /><br /> <br /> <span style="color:#663366;"> Experiência com Projetos -Vídeo na Aldeia Indígena<br /></span><br /><br /> 1- A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo,tecnologia e cultura?<br /> <br /> Sim pois as tecnologias ajudaram,ajudaram a registrar os processos e os produtos envolvidos, o currículo se expandiu e se integrou com a cultura indígena e as tecnologias.<br /><br /><br /> 2- Quais as evidências vocês identificam a esse respeito?<br /><br /> Ficou claro que ficou integrado currículo,tecnologia e cultura no projeto indígena.<br /><br /><br /> 3- Que conhecimentos,atitudes,valores e procedimentos configuram essa produção?<br /><br /> O currículo vivido, que ajuda a registrar essa produção,os processos envolvidos explicam o conhecimento e o trabalho envolvido.<br /><br /><br /><br /> 4<span style="color:#ffff33;">- O que é currículo?<br /></span><br /><br /> È um organizador das disciplinas pedagógicas, para o desenvolvimento dos projetos.<br /><br /><br /> <span style="color:#663333;"> Currículo Hoje<br /></span><br /><br /><br /> <br /> Qual currículo é praticado hoje?<br /><br /><br /> Um currículo que organize todas as atividades escolares .<br /><br /><br /><br /> <span style="color:#ffcc99;"> Indagações sobre o Currículo<br /><br /></span><br /> 1- Como podemos enfrentar os desafios que levem á concretização do projeto de escola democrática?<br /><br /> Podemos enfrentar,contextualizando e refletindo sobre o currículo e incorporando-o na realidade,e também fazer com que os alunos reflitam sobre os valores da vida democrática.<br /><br /><br /><br /> 2- Que respostas nos permitem ir além da visão de currículo como conteúdos prontos a serem passados a os alunos?<br /><br /> Ter em mente que currículo não são conteúdos prontos a serem repassados aos alunos, e sim que uma construção e seleção do conhecimento,currículo deve ser flexível.<br /><br /><br /><br /> 3- Como podemos trabalhar com a flexibilização da organização curricular tornando-a adequada para a trajetória de uma sociedade complexa e em contínuo processo de mudança?<br /><br /><br /> Estar sempre aberto ao novo, principalmente as novas tecnologias pois elas contribuem para a melhoria da qualidade do aprendizado,pois o currículo transforma e é transformador.<br /><br /><br /> <span style="color:#663366;"> Currículo e Tecnologias<br /><br /><br /></span><br /><br /> 1- Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?<br /><br /> <br /> Ajuda a registrar a descrição do projeto,a buscar informações em diferentes fontes, comparar resultados e a identificar o currículo construído.<br /><br /><br /> 2- Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?<br /><br /> Com a integração de professores e alunos,pois é essencial para que a atividade se realize,os alunos participam do processo de criação com a intenção<br />de buscar a solução para as questões em seu real desenvolvimento e não apenas buscar respostasRose Mérihttp://www.blogger.com/profile/13564371020340953294noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7738986921344975129.post-17642665264528445892010-05-27T18:02:00.000-07:002010-05-27T18:03:04.591-07:00Conceito de Projeto<span style="color: rgb(255, 0, 0); font-style: italic;">Conceito de Projeto</span><br /><br /><br />Projeto é algo a ser planejado, a ser criado mas com planejamento um objetivo a ser alcançado,refletir sobre a aprendizagem, buscar metas.<br /> Projeto é a própria construção do ser humano.<br /><br /><br /><br /> Educadores<br /><br /><div style="text-align: center;"> <span style="font-weight: bold;">John Dewey (1859-1952</span><br /></div><br /><div style="text-align: left;"> Filósofo norte-americano,valoriza muito a capacidade de pensar dos alunos para prepará-los para questionar a realidade,e unir a teoria e prática .<br /> Um dos seus objetivos é educar a criança como um todo,pois para ele o que importa é o crescimento.<br /> Dewey defendia a democracia na educação.<br /></div><br /><br /><br /><div style="text-align: center;"> <span style="font-weight: bold;"> Maria Montessori (1870-1952)</span><br /></div><br /> Nasceu na Italia, formou-se em medicina e trabalhava com crianças em uma clínica.<br />As escolas Montessoriano estão difundida no mundo todo, e trabalha com a liberdade de escolha para com as crianças elas tem a liberdade de escolher o material que elas querem trabalhar na sala de aula.<br /> Tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do intelecto da criança.<br /><br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;">Célestin Freinet (1896-1966)</span><br /><br /><br />Educador francês, criou as aula- passeio,os cantinhos pedagógicos e a troca de correspondências entre escolas,para Freinet o trabalho e a cooperação vem em primeiro lugar.<br /><br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;"> Jean Piaget (1896-1980)</span><br /><br /><br />Cientista suiço, ele nunca atuou como pedagogo ele se dedicou a observar o processo de aquisição do conhecimento humano ,particular mente as crianças<br />para Piaget ficou claro que as crianças não pensam como os adultos, elas aprendem gradativamente por partes,essa inserção se dá mediante a assimilação e a acomodação.<br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;"> Ovide Decroly (1871-1932)</span><br /><br /><br /><br />Decroly foi um dos criadores dos métodos ativos fundamentais na possibilidade de o próprio aluno conduzir, o aprendizado aprender a aprender.<br /> Alguns de seus pensamentos estão vivos nas salas de aula, um exemplo é a globalização do conhecimento.<br /><br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;">Friederich Froebel (1782-1852)</span><br /><br />O criador dos jardins de infância defendia que o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática.<br />As técnicas de Frobel são utilizadas até hoje exemplo as brincadeiras,pois são um recurso no caminho da aprendizagem, e que a criança é como uma planta em seu desenvolvimento e que precisa de cuidados periódicos.<br /><br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;"> Johann Pestalozzi (1746-1827)</span><br /><br /><br />Teve grande influência no pensamento educacional,democratizou a escola podemos dizer que ele psicologizou a educação para ele a escola deveria ser organizada.<br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;">Lev Vygotsky (1896-1934)</span><br /><br /><br /> <span style="font-style: italic;">"O saber que não vem da experiência não é realmente saber"</span><br /><span style="font-style: italic;"> </span> Lev Vygotsky<br /><br /><br />Em seu tempo de vida, converge para a criação da cultura,pois a corrente pedagógica se origina de de seu pensamento é chamado de socioconstrutivismo.<br /><br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;">William Heard Kilpatrick (1871-1965)</span><br /><br /><br /> Para ele as atividades deveriam ser elaboradas e desenvolvidas por projetos.<br /><br /> <br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;"> Paulo Freire (1961-1997)</span><br /><br /><br />É considerado um dos grandes pedagogos ,da atualidade para ele o professor precisa despertar a curiosidade do aluno, a indagação a autonomia<br />para aprender. <br /><br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;">Seymour Papert </span><br /><br /><br />Foi um dos pioneiros na história da informática na educação para esse pesquisador é muito importante a integração das tecnologias na educação.<br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold;">Fernando Hernández</span><br /><br /><br />Doutores em psicologia para ele é importante trabalhar com projeto como forma de aprender e pensar criticamente, a planejar ações.<br />É um reorganizador do currículo por projetos em vez das tradicionais disciplinas, essa é aprincipal proposta do educador espanhol.<br /><br /><br /><br /> <span style="font-weight: bold; color: rgb(102, 0, 204);"> Desenvolvimento de Projetos e Tecnologias</span><br /><span style="font-weight: bold; color: rgb(102, 0, 204);"> <br /><br /></span> <span style="color: rgb(204, 102, 0);"> </span><span style="font-style: italic; color: rgb(204, 102, 0);">Interdisciplinaridade:</span><span style="color: rgb(204, 102, 0);"> </span>A interdisciplinaridade tem suas raízes na história e da ciência moderna,produzida a partir do século XX.<br />No Brasil a interdisciplinaridade é a integração de diferentes áreas de conhecimento a integração de várias mídias e recursos, por isso a pedagogia de projetos evidencia seu caráter potencializador,de práticas interdisciplinares,representa um nível mais elevado de interação entre as disciplinas, onde procede a coordenação das ações disciplinares.<br /><br /><br /> <span style="font-style: italic; color: rgb(0, 51, 51);"> Como se Trabalha com Projetos: </span>Primeiro é preciso não confundir atividade temática com projeto,é preciso conquistar o aluno,pois ele vai desenvolver os estudos,pesquisando em diferentes fontes,questionar,selecionar.<br />Pois o projeto é algo que se deseja atingir e estar sempre comprometido com ações mas esta sempre aberto e flexível ao novo.<br /> O aluno é o sujeito de aprendizagem ativo e autônomo para criar e construir<br /><br /><br /> <span style="font-style: italic; color: rgb(102, 51, 255);">Ensinar e Aprender com o Computador:</span> A inserção do computador no processo de ensino e aprendizagem,traz a mudança da escola e da atuação do professor.<br />É uma mudança radical na escola,pois pede que o profissional seja capaz de trabalhar em equipe,tomar decisões,comunicar-se com desenvoltura ser criativo<br />As novas tecnologias de informação e comunicação são utilizadas para expandir o acesso a informação ,promove um ambiente de aprendizagem do conhecimento, a comunicação a inter-relação entre as disciplinas.<br /> O professor ensina e aprende ao mesmo tempo.<br /><br /><br /> <span style="font-style: italic; color: rgb(102, 51, 102);">Projeto:</span>um nova cultura de aprendizagem: A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projeto é uma forma de de integrar o aluno e as novas tecnologias ,promover autonomia do aluno e a construção do conhecimento de distintas áreas do saber.Rose Mérihttp://www.blogger.com/profile/13564371020340953294noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7738986921344975129.post-83593174658433778912010-05-05T10:08:00.000-07:002010-05-05T10:18:08.653-07:00E-proinfo<em> Elaboração de Projetos</em><br /><br /> <span style="font-family:lucida grande;">É um curso muito interessante que olha para a utilização das tecnologias na educação</span><br /><span style="font-family:lucida grande;">pois nos dias atuais, é muito importante e é uma oportunidade muito boa para as crianças pois a maioria delas não tem acesso ao computador em casa e na escola agora elas tem essa oportunidade .</span><br /><span style="font-family:lucida grande;"> A nossa primeira tarefa do curso foi descrever o nosso projeto de vida pessoal e profissional não sou muito de falar da minha vida pessoal mas, o meu projeto de vida pessoal é ser mãe</span><br /><span style="font-family:lucida grande;">e profissional é fazer faculdade de pedagogia.</span>Rose Mérihttp://www.blogger.com/profile/13564371020340953294noreply@blogger.com0